Os Recursos Hídricos Szuperficiais em Angola são considerados para as diferentes bacias hidrográficas em Angola, variando de 1.000 quilómetros quadrados de água partilhada até aos 3,7 milhões de quilómetros quadrados da bacia do Congo. Esta grande bacia fornece água às populações de 10 países antes de desaguar no Oceano Atlântico.
Embora o financiamento do desenvolvimento dos recursos hídricos seja frequentemente definido por fronteiras administrativas, a gestão e a partilha equitativa da água têm de ser organizadas a nível da bacia hidrográfica, que, em alguns casos, ultrapassa as fronteiras administrativas.
Todos os recursos hídricos superficiais em Angola estão localizados dentro da fronteira nacional do país. Apenas a província de Cabinda tem água proveniente de um país vizinho.
Neste sítio, o acesso aos dados relacionados com a avaliação e o desenvolvimento dos recursos hídricos pode ser obtido dentro das fronteiras administrativas (nas categorias principais, “província”) e ao nível da bacia (na categoria principal “bacia”).
O mapa abaixo mostra as bacias principais e as bacias hidrográficas independentes mais pequenas. Apenas as bacias com importância económica serão analisadas e actualizadas. As imagens de pormenor destinadas a verificar a irrigação e as zonas potenciais de expansão são, por enquanto, demonstrado para a Província de Benguela. A análise detalhada das bacias hidrográficas e suas sub-bacias pode ser encontrada no menu “Bacia”.
Mapa 1: Bacias Hidrográficas Principais e Menores de Angola